MEU FACEBOOK

ADD AI COMPANHEIROS...

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

impunidade

Romeu Tuma: mais um que morre sem ser condenado pelos crimes durante a ditadura
Senador engrossa a lista dos que não poderão mais ser julgados por seus crimes
Morreu no último dia 26 de outubro o senador Romeu Tuma (PTB-SP), aos 79 anos de idade. O senador estava internado há 59 dias no hospital Sírio-Libanês, com insuficiência cardíaca. Mesmo doente, porém, seu partido o manteve na disputa para a reeleição. No entanto, mesmo sobrevivendo, Tuma estaria fora do Senado, já que ficou apenas em quinto lugar na votação.

Tão logo o senador morreu, políticos de todas as matizes saíram a público para lamentar a “perda”. De Lula ao senador Demóstenes Torres (DEM), todos elogiaram o político que se notabilizou como delegado antes de ingressar na vida política, nos anos 1990.

A verdade, porém, é que morreu um dos maiores símbolos da ditadura militar no Brasil (1964-1985). E a notícia ruim: morreu sem ser condenado por seus crimes, engrossando uma lista de torturadores impunes que não poderão mais ser julgados.

Comandando a tortura
Apesar de ter entrado na polícia ainda em 1951, aos vinte anos, a carreira de Romeu Tuma deslanchou quando, em 1969, foi atuar no Dops (Departamento Estadual deOrdem Política e Social). Durante o período mais violento da repressão, atuou ao lado do delegado Sérgio Fleury, um dos mais brutais torturadores e conhecido por ter atuado diretamente no assassinato de diversos militantes políticos, incluindo Marighella.

A partir de 1975, Tuma assume o comando do Dops. Ele dirige o órgão até a sua extinção, em 1983, quando é transferido para a direção da Polícia Federal. Durante todos esses oito anos, é Tuma quem dirige o departamento de combate aos militantes e organizações de esquerda. Apesar de negar ter tomado conhecimento dos crimes cometidos nos porões do órgão que comandava, ativistas presos atestam que o delegado articulava as investigações e funcionamento da repressão.

Na política
No decorrer dos anos 80, Tuma se beneficia com uma série de realizações da Polícia Federal, entre elas a identificação da ossada do nazista Josef Mengele, que tem repercussão internacional. No início dos anos 90, em pleno governo Collor, acumula as direções da Polícia Federal e da Receita. No entanto, o delegado cai junto com o governo, indo encontrar abrigo como secretário do governo Fleury em São Paulo.

Aproveitando do prestígio acumulado durante sua estadia na Polícia Federal, Tuma se elege senador pela primeira vez em 1994, pelo PL. Logo depois vai para o PFL, onde disputa a prefeitura de São Paulo em 2000. Em 2006, vai de mala e cuia para a base do governo Lula, encontrando guarida na legenda do PTB, comandada por Roberto Jefferson, da época do mensalão.

Mesmo longe da polícia, Tuma, ou delegado Tuma como era conhecido, sempre recorreu aos símbolos da repressão para angariar votos. Mesmo nessas últimas eleições, sua marca era uma estrela de xerife.

Impunidade
A morte de Tuma expõe a dramática impunidade que impera no país após a ditadura. Com a lei da Anistia, aprovada em 1979 durante o governo do ditador Figueiredo, os torturadores se viram livres de qualquer ameaça de julgamento por seus crimes. Muitos deles, como o próprio Tuma, dedicaram-se à vida política.

E agora, com o passar dos anos, esses criminosos estão morrendo e sendo enterrados com honras de Estado, quando muitas de suas vítimas nem ao menos tiveram direito a um enterro. Em abril passado a OAB pediu ao STF a revisão da Lei da Anistia, mas o Supremo negou o pedido, perpetuando a impunidade aos torturadores. Ao mesmo tempo, o governo se nega a abrir os arquivos da ditadura, mantendo boa parte da história encoberta.

E enquanto isso, esses criminosos vão morrendo sem qualquer tipo de julgamento e punição, mantendo uma mancha na história do país.
POSTADO POR ARSENAL ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Ceará-Mirim: Maioria dos vereadores se intimida diante da presença de Peixoto na Câmara Municipal


Dos 10 vereadores que integram a Câmara Municipal de Ceará-Mirim apenas 3 tiveram a coragem de questionar de forma mais incisiva o prefeito Antônio Peixoto durante a presença do chefe do executivo cearamirinense no legislativo municipal nesta quarta-feira(27).
Foram Júlio César, Graça Freitas e Patrícia Juna.
Júlio, na verdade, foi o único que tocou em algumas feridas da administração de Peixoto.
Os demais vereadores se intimidaram com a presença de Peixoto e participaram timidamente da sabatina.



O vereador Irmão Carlos chegou a dizer que Peixoto foi enviado por Deus para cumprir uma missão em Ceará-Mirim.
Peixoto, por sua vez, tentou justificar a crise na prefeitura culpando a queda no FPM.
Não teve a humildade de reconhecer que a crise também é provocada pela incompetência de sua administração em gerir bem os recursos do município.
O prefeito ainda falou sobre sua origem "humilde" e tentou usar do emocionalismo dizendo que sua família estava sofrendo com as críticas que têm sido feitas contra ele.
É evidente que o discurso de Peixoto não sensibiza o povo de Ceará-Mirim, que sofre com os mais diversos problemas.
 Mas a atitude da maioria dos vereadores cearamirinenses é justificável. Vários deles desfrutam das benesses da prefeitura e não querem perder "as boquinhas".
No mais, Ceará-Mirim continua repleta de lixo, com a saúde na UTI e enfrentando todo tipo de problema.


FONTE: BLOG DO OLIVEIRA WANDERLEY

Defensores do caos

Ontem na sessão da Câmara Municipal em que o prefeito Peixoto compareceu para dar explicações sobre o caos administrativo que ocorre na cidade, o que se viu, foi uma cena lamentável um verdadeiro espetáculo ridículo e grotesco de como um governo usa as pessoas para defenderem seus interesses mesmo que estes interesses passem por cima do bom senso, o que seria cômico senão fosse trágico, vi pessoas lá que nunca se interessaram por nada, verdadeiros analfabetos políticos defendendo um grande ideal social. Qual? Seus próprios umbigos. Quanta ignorância.

Os contratados da prefeitura são pessoas honestas e trabalhadoras, parte destes contratados foram ontem “obrigados”, isto é receberam ordens da prefeitura para estar na Câmara a partir das 13h e lotar o plenário para num gesto ridículo aplaudirem o responsável por todo este desmando administrativo. Alguns destes contratados entendem a situação e apenas observavam a sessão, porém outros mais eufóricos e porque não dizer “capachos do governo” gritavam aos BERROS o nome do prefeito e tentavam  calar o carro de som em que estava Sandro Pimentel a denunciar a situação. Moradores da cidade compareceram a frente da Câmara Municipal e ficaram indignados com o que viram, já que é notório que no mínimo ouve irresponsabilidade administrativa na condução das finanças do município.

Ver toda aquela situação me deixou profundamente chocado e ao mesmo tempo com um sentimento de pena em relação a algumas pessoas, pessoas “conscientes” gritando e aplaudindo os absurdos que estão acontecendo com o dinheiro público, ficava eu imaginando isso é uma grande loucura.

Governo monta esquema, mas prefeito não convence


Uma vergonha. Esse é o resumo do que aconteceu na tarde/noite de ontem na câmara municipal de Ceará-Mirim, na ocasião em que o prefeito Peixoto tentou explicar a crise no município.

Logo cedo, o sistema governista mandou lotar a galeria do plenário da câmara, impedindo assim que o povo independente de Ceará-Mirim pudesse participar da sessão.


Velha Prática
Essa estratégia é uma velha prática de grupos autoritários em Ceará-Mirim: proibir a participação popular.
Até o carro de som que tentava retransmitir na rua a sessão foi impedido de atuar pela mesa diretora sem nenhuma justificativa.


Sem explicação
O prefeito não apresentou nenhum fato novo e seu discruso não convenceu nenhum pouco aqueles que não aceitam o caos na cidade.
A má gestão nos serviços públicos em Ceará-Mirim não é de hoje, e nem somente do atual governo, porém, o desastre da atual administração está agravando diversos problemas sociais do nosso município.
Na sessão, os vereadores da base do governo elogiaram o prefeito e seu governo. A equipe de Peixoto, composta majoritariament por contratados do governo, foram convocados para o aplaudir e pareciam não se importar, por exemplo, com o lixo pelas ruas da cidade.
É aquela história do interesse pessoal em detrimento ao interesse da coletividade.


Mobilização da sociedade
A população está se organizando e mobilizando diversos setores da sociedade civil para a realização de atividades de protesto e denúncia contra a situação caótica que está nossa Ceará-Mirim.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Flagrante

O que dizer de uma situação destas?


Praça das Cinco Bocas 


As dezenas de fotos que estão se espalhando pelos blogs mostram que a situação esta beirando o absurdo.

Praça das Cinco Bocas 


Na cidade a coleta esta deste jeito, no interior da cidade as coisas estão ainda pior, as pessoas não tendo como descarta o lixo devido a falta da coleta estão jogando nas matas e rios

Praça das Cinco Bocas 

Dinheiro público

Brasil ocupa 69ª posição em ranking internacional de percepção de corrupção 


A organização não governamental Transparência Internacional divulgou hoje (26) que a percepção de corrupção no setor público brasileiro se manteve a mesma desde o ano passado – uma pontuação de 3,7 em uma escala de zero a dez. Quanto mais próximo do zero, maior o nível de percepção de corrupção.

O Brasil chegou a subir algumas posições quando comparados os rankings de 2009 e de 2010, passando de 75º no ano passado para 69º este ano, juntamente com Cuba, Montenegro e Romênia. O número de países pesquisados pela ONG diminuiu de 180 para 178.

O relatório anual revela que três quartos do total de Estados analisados ficou com pontuação abaixo de 5 o que, de acordo com a Transparência Internacional, sinaliza a necessidade de maiores esforços em todo o mundo no combate à corrupção.

Dinamarca, Nova Zelândia e Cingapura registraram o melhor desempenho, com pontuação 9,3. Já Afeganistão e Mianmar ficaram em penúltimo lugar, com 1,4, seguidos pela Somália, última colocada, com 1,1.


Fonte: Agência Brasil

REFLEXÃO


MELHORES OU PIORES, É A MESMA COISA.
A BOTA QUE NOS PISA, É SEMPRE UMA BOTA.
JÁ COMPREENDEREIS O QUE EU QUERO DIZER:
NÃO MUDAR DE SENHORES, MAS NÃO TER NENHUM.

                                  “ Mário Benedetti ”




Começo o dia com esta frase pelo que ela própria representa em tempos difíceis como os que estamos vivendo, não criem ilusões sobre salvadores, pois o que TÁ ERRADO é o próprio sistema corrompido que vivemos.

“DE TANTO VER TRIUNFAR AS NULIDADES; DE TANTO VER PROSPERAR A DESONRA, DE TANTO VER CRESCER A INJUSTIÇA.
DE TANTO VER AGIGANTAREM-SE OS PODERES NAS MÃOS DOS MAUS, O HOMEM CHEGA A DESANIMAR-SE DA VIRTUDE, A RIR-SE DA HONRA E A TER VERGONHA DE SER HONESTO.

É tudo a mesma coisa esses governantes que ai estão não são diferentes dos que antes estavam, como a frase diz “melhores ou piores é sempre a mesma coisa” o único compromisso     desta gente é com eles mesmos, só a luta muda a vida.

PROTESTO EM MARACAJAÚ

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Creedence: Have You Ever Seen Then Rain




Someone told ome long ag
Alguém me disse a muito tempo atrás que há uma calma antes da tempestade
There's a calm before the storm
Eu sei, Tem sido assim há algum tempo
I know, it's been comin' for some time
Quando ela acaba então eles dizem que vai chover num dia ensolarado
When it's over so they say
Eu sei, brilhando como água
It'll rain a sunny day

I know, shinin' down like water
Refrão:

Eu quero saber, você já viu a chuva ?
I want to know, have you ever seen the rain?
Eu quero saber, você já viu a chuva ?
I want to know, have you ever seen the rain?
Vindo a baixo em um dia ensolarado ?
Comin' down on a sunny day


Ontem e nos dias que passaram, o sol é frio e a chuva é pesada
Yesterday, and days before
Eu sei, tem sido assim durante toda a minha vida
Sun is cold and rain is hard
Para sempre será pelo círculo, rápido e lento,
I know, been that way for all my time
Eu sei, e eu não posso impedir meu pensamento
'Til forever on it goes

Through the circle fast and slow
Refrão
I know, it can't stop I wonder.
Sim

Refrão
I want to know, have you ever seen the rain?

I want to know, have you ever seen the rain?

A morte de Che Guevara






No dia 9 de outubro de 1967 um homem matou Ernesto Guevara e, involuntariamente, criou um mito. Até hoje a morte e Che ainda é algo incerto, pois na época não se tinha nada que provasse sua morte (devido a inúmeros documentos falsos usado por ele) e seu corpo ficou sumido por 30 anos, sendo encontrado somente em 1997, sem as mãos que foram amputadas e levadas como troféu.
Apesar de tantos mistérios, todos sabem quem mandou e quem executou o crime: o mandatário foi Coronel Zenteno Anaya e a execução foi efetuada por Mário Terán.
Conta-se que no dia 8 de outubro de 1967, Che e seus aliados foram cercados na região próxima à Quebrada del Churo, na BolíviaAcredita-se que ele acabou sendo capturado e levado para a prisão. Depois foi executado, devido a ordens recebidas do próprio Presidente da Bolívia, General René Barrientos.
A execução ocorreu no dia seguinte a captura, segundo alguns historiadores, Che teria dito antes de ser executado: “Sei que você veio para me matar. Atire, covarde, você só vai matar um homem”. Dizem também, que mesmo ferido, ele levantou-se e encarou seu executor, não permitindo ser assassinado de joelhos.
No mesmo dia seu corpo é levado para ValleGrande, onde some da história por 30 anos, até que é encontrado em 97 por pesquisadores, em uma vala comum.
Levaram-se muitos anos até que se descobrisse o que realmente aconteceu a Che, pois seus assassinos tentaram encobrir o crime, forjando um cenário para que todos achassem que ele havia morrido em combate. Mas essa opção foi descartado há alguns anos. Claro, que nada pode ser afirmado com absoluta certeza.
Como ele mesmo previu, mataram apenas o homem, mas o mito vive até os dias de hoje.
Assim como o mito, ele ainda marcou o século passado com a imagem mais popular que a terra já viu, chamada de Guerrillero heroico (Em português: Guerrilheiro heróico). Não existe uma pessoa que não a conheça:

Além de guerrilheiro ele era também um homem de grandes idéias, como pode-se notar em algumas frases dita por ele:
"Há que endurecer-se, mas sem jamais perder a ternura."
"Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros."
"O verdadeiro revolucionário é movido por grandes sentimentos de amor."
"Muitos me chamaram de aventureiro e o sou, só que de um tipo diferente: dos que entregam a pele para provar suas verdades."
"As tantas rosas que os poderosos matem nunca conseguirão deter a primavera."
"Não há fronteiras nesta luta de morte, nem vamos permanecer indiferentes perante o que aconteça em qualquer parte do mundo. A vitória nossa ou a derrota de qualquer nação do mundo, é a derrota de todos."
"O guerrilheiro é um reformador social."



FONTE: SITE minilua

Cultura

Virgulino Lampião, Deputado Federá

Seus Dotôres Deputado
falo sem tutubiá
pra mostrá que nós matuto
sabe se pronunciá
dizê que ta um presídio
com dó e matuticídio
a vida nesse lugá
O Brasí surgiu de nós
nós tudo que vem da massa
deram um nó no mêi de nós
que nós desse nó não passa
e de quatro em quatro ano
vem vocês com o veio plano
desata o nó e se abraça
Tamo chêi dessa bostice
de promessa e eleição
dos que vem de vem em quanto
se rindo, estendeno a mão
candidato a caloteiro
aprendiz de trapaceiro
corruto, falso e ladrão.
A coisa ta enveigada
ta ruim de devenveigá
meu sistema neuvosíssimo
vejo a hora se estorá
se estóra eu não engano
cuma diz o americano
na matança eu tem norrá.
Quero que vocês refrita
o falá da minha fala
pelo cano do revóve
magine o tamãe da bala.
Vocês que véve arrimado
nas bengala do podê
dou um chuto na bengala
mode alejado corrê
dou dedo, faço munganga
canto Ouvira do Ypiranga
e mando tudo se fudê.
Acunho logo a tramela
nas porta da corrução
toco fogo na lixeira
e passo de mão em mão
corto língua de quem mente
quebro três ou quatro dente
dos Deputado risão.
Político que come uva
em plena safra de manga
vai pra lei dos desperdiço
nas faca dos meus capanga.
Se eu der um tiro no mato
e bater num marinheiro
é porque tem mais honesto
do que cabra trambiqueiro
diante dessa nutiça
não haverá injustiça
é a lei dos cangaceiro.
Os deputado bom de pêia
eu tiro o “W” do nome
tiro vírgula dos discurso
reticença e pisilone
sapeco lei pra matuto
meto bala nesses puto
e um viva no microfone.
Matuto que tem saúde
pro trabaio ele é capaz
nós se vira, arruma água
as sementes e o preço em paz
não vai sê protecionismo
é a lei do Nordestinismo
dos Problemas Matutais.
Debuiado este discurso
pros Dotôre e Deputado
ta dizido minha meta
pra cem bilhão de roçado
depois não venham dizê
que foi golpe de pudê
proque não foram avisado
Partido dos Cangaceiro
o PC dos natura
pela lei da ignorança
do Congresso Federá
assinado Capitão
Virgulino Lampião
Deputado Federá.

FALTA DE COLETA DE LIXO


Ministério Público
Estado do Rio Grande do Norte
2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Ceará-Mirim


PORTARIA Nº 058/2010

Instauração de Inquérito Civil Público

Ementa: Instaura o Inquérito Civil Público de nº 058/2010, que tem como objeto apurar o descaso do Poder Público Municipal no que concerne à falta de coleta de lixo no município de Ceará-Mirim/RN.

O MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL, através do 2ª Promotor de Justiça da Comarca de Ceará-Mirim/RN, Dr. Antônio de Siqueira Cabral , no exercício regular de suas atribuições, notadamente a prevista no art. 129, III, da Constituição Federal de 1988, e, ainda, com fulcro no art. 25, IV, ‘a’, da Lei Federal n. 8.625/93 e art. 60, I, da Lei Complementar Estadual n. 141/96;

RESOLVE instaurar o presente INQUÉRITO CIVIL PÚBLICO, objetivando a adoção de providências necessárias quanto à situação noticiada nos autos, determinando, para tanto, as seguintes diligências:

I) Junte-se as fotografias onde são mostradas as ruas da cidade sem a devida coleta de lixo, bem como abaixo assinado contendo as assinaturas de alguns moradores do município de Ceará-Mirim, onde solicitam as devidas providências ao Ministério Público, acerca do problema acima relatado;

II) Junte-se a requisição feita ao IDEMA, para que aquele órgão realizasse vistoria nos lixões clandestinos do município de Ceará-Mirim;

III) Requisite-se ao IDEMA, o laudo da vistoria realizada no dia 21/10/2010 juntamento com o Ministério Público, onde foram interditados os lixões clandestinos do município, bem como foram apreendidos dois veículos que despejavam lixo nos referidos lixões;

IV) Encaminhe-se ao Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa do Meio Ambiente por meio eletrônico a presente portaria (art. 11, Resolução nº 002/2008-CPJ);

V) A presente portaria deverá ser afixada no local de costume, bem como encaminhe-se para publicação no Diário Oficial (art. 9º, VI, Resolução nº 002/2008-CPJ);

Cumpra-se, com todas as cautelas legais.


Ceará-Mirim/RN, 22 de outubro de 2010.


Antônio de Siqueira Cabral
Promotor de Justiça

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

FALTA DE COLETA DE LIXO



MINISTÉRIO PÚBLICO
ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
3ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA DA COMARCA DE CEARÁ-MIRIM




DESPACHO



Ante a gravidade da situação demostrada, acerca da falta de coleta de lixo no município de Ceará-Mirim, instaure-se o devido Procedimento Preparatório ao Inquérito Civil sob o número 071/2010, oficiando ao Prefeito de Ceará-Mirim, para que apresente justificativa, no prazo de 48 horas, para este quadro atentatório à saúde pública.

Cumpra-se.


Ceará-Mirim/RN, 21 de outubro de 2010.

Paulo Batista Lopes Neto
Promotor de Justiça Substituto

Cultura

Comício em Beco Estreito


"Pra se fazer um comício
Em tempo de eleição
Não carece de arrodei
Nem dinheiro muito não
Basta um F-4000
Ou qualquer mei caminhão
Entalado em beco estreito
E um bandeirado má feito
Cruzando em dez posição.
Um locutor tabacudo
De converseiro comprido
Uns alto-falante rouco
Que espalhe o alarido
Microfone com flanela
Ou vermelha ou amarela
Conforme a cor do partido.
Uma ganbiarra véa
Banguela no acender
Quatro faixa de bramante
Escrito qualquer dizer
Dois pistom e um taró
Pode até ficar melhor
Uma torcida pra torcer
Aí é subir pra riba
Meia dúzia de corruto
Quatro babão, cinco puta
Uns oito capanga bruto
E acunhar na promessa
E a pisadinha é essa:
Três promessa por minuto.
Anunciar a chegança
Do corruto ganhador
Pedir o "V" da vitória
Dos dedo dos eleitor
E mandar que os vira-lata
Do bojo da passeata
Traga o home no andor.
Protegendo o monossílabo
De dedada e beliscão
A cavalo na cacunda
Chega o dono da eleição
Faz boca de fechecler
E nesse qué-ré-qué-qué
Vez por outra um foguetão.
Com voz de vento encanado
Com os viva dos babão
É só dizer que é mentira
Sua fama de ladrão
Falar dos roubo dos home
E tá ganha a eleição.
E terminada a campanha
Faturada a votação
Foda-se povo, pistom
Foda-se caminhão
Promessa, meta e programa...
É só mergulhar na Brahma
E curtir a posição.
Sendo um cabra despachudo
De politiquice quente
Batedorzão de carteira
Vigaristão competente
É só mandar pros otário
A foto num calendário
Bem família, bem decente:
Ele, um diabo sério, honrado
Ela, uma diaba influente
Bem vestido e bem posado
Até parecendo gente
Carregando a tiracolo
Sem pose, sem protocolo
Um diabozinho inocente".